Nenhum estrangeiro mais pode entrar no Brasil por vias terrestres. Na noite deste domingo, o Diário Oficial da União publicou a portaria do governo federal que fecha a fronteira com o Uruguai, a única que seguia aberta. O documento é assinado pelos ministros da Justiça, Sérgio Moro, da Casa Civil, Braga Netto, e da Saúde, Luiz Mandetta.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, recomendou a medida em função do surto de coronavírus, que já matou mais de 13 mil pessoas no mundo inteiro.
A decisão visa, entre outras coisas, aumentar “a eficiência na prevenção e colaborar na redução de riscos em situações de emergência que possam afetar a vida das pessoas”. Brasileiros que estejam no país vizinho, ou então uruguaios com parentes no Brasil, ou que residam por aqui, seguem liberados, assim como alguns outros casos específicos, como profissionais a serviço de organismo internacional.
Ainda segundo o Diário Oficial, as fronteiras permanecerão fechadas por pelo menos 30 dias, mas esse prazo pode ser prorrogado, conforme recomendação da Anvisa.
Nos últimos dias, uma outra portaria já havia suspendido por 15 dias a entrada terrestre ao Brasil de estrangeiros pelas fronteiras da Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru e Suriname.