Justiça obriga hospital que atendeu comitiva de Bolsonaro a informar lista

Ao todo, 22 pessoas que acompanharam o presidente na viagem aos Estados Unidos, na semana passada, contraíram o coronavírus

Foto: Carolina Antunes/PR

A Justiça Federal do Distrito Federal determinou, nesta sexta-feira, que o Hospital das Forças Armadas (HFA) informe imediatamente ao governo do DF a relação completa dos pacientes infectados pelo novo coronavírus. Em redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro postou que um exame feito no HFA atestou que ele não se infectou com o Covid-19.

Na decisão, a juíza Raquel Soares Chiarelli também impôs uma multa de R$ 50 mil, ao diretor do hospital, a cada paciente que tiver a informação sonegada. As informações foram publicadas pelo jornal O Estado de S.Paulo.

Além de Bolsonaro, integrantes da comitiva presidencial que acompanharam o presidente da República em viagem aos Estados Unidos também fizeram exames na unidade.

Segundo a magistrada, “se justifica, sob nenhuma perspectiva, a negativa da União em fornecer essas informações ao Distrito Federal, que tem competência constitucional para coordenar e executar as ações e serviços de vigilância epidemiológica em seu território”. Ao todo, 22 pessoas que acompanharam Bolsonaro na viagem aos Estados Unidos, na semana passada, contraíram o coronavírus.

Presidente cogita terceiro teste

Após divulgar o resultado negativo de dois exames, o presidente Bolsonaro afirmou, nessa sexta-feira, que pode realizar um terceiro teste. Isso porque, segundo ele, como teve contato com muitas pessoas, pode já ter sido infectado.

“Estou bem. Fiz dois testes, talvez faça mais um até, talvez, porque sou uma pessoa que tem contato com muita gente. Recebo orientação médica”, disse, ao deixar o Palácio da Alvorada.