Conab encerra pesquisa de estoques privados de arroz neste domingo

Foto: Divulgação

Produtores e armazenadores de arroz nos estados de Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm até este fim de semana para participar da pesquisa de estoques privados de arroz realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O Sistema de Pesquisa de Estoque Privados (Sipesp) estará aberto para o preenchimento das informações até domingo.

Vale lembrar que o prazo de envio dos dados para o armazenador que não possui acesso ao sistema também se encerra neste final de semana. Assim, é preciso baixar o formulário Boletim de Levantamento de Estoque – Arroz – 2020, disponível no site da Companhia. O documento preenchido deve ser enviado para o e-mail estoque-privado@conab.gov.br.

Os volumes devem ser informados separadamente, por unidade armazenadora, cadastrada ou não, e por tipo (casca ou beneficiado), sem incluir os estoques da nova safra. Mesmo que o produtor ou armazenador não tenha estoques na data de referência indicada, o formulário deve ser preenchido. Além dos dados do produto, também deverá ser informado o segmento de armazenadores e as características das unidades onde é feita a conservação do arroz.

Realizada anualmente pela Conab, a pesquisa de estoques privados de arroz contribui para o planejamento governamental e para a formulação de políticas públicas de fomento à produção e à produtividade agrícola e que garantam regularidade do abastecimento alimentar. O levantamento é feito nos estados onde se concentra a maior parte da produção nacional.