A Polícia Civil confirmou, na manhã deste sábado, a prisão do acusado de assassinar o então vice-presidente regional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Taquari, Itomar Espíndola Dória, de 60 anos.
O crime ocorreu em 12 de dezembro de 2018 na cidade. O criminoso foi localizado e detido, nessa sexta-feira, no bairro Canudos, em Novo Hamburgo, pela equipe da Delegacia de Capturas do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).
Os agentes, sob comando do delegado Arthur Raldi, cumpriram mandado de prisão preventiva. As buscas pelo paradeiro do fugitivo já se estendiam havia um ano e meio.
O acusado havia sido indiciado por homicídio qualificado no inquérito. No dia do crime, ele entrou no escritório de advocacia da vítima e pediu uma consulta. Um funcionário permitiu a passagem dele que abriu a porta da sala e disparou contra o advogado, baleado seis vezes e morto no local.
Depois, incendiou um Fiat Uno, de cor branca e roubado, que usou na fuga. Na época, o criminoso era considerado foragido havia nove meses após ter sido condenado por roubo majorado. O assassinato chocou a comunidade local. A OAB/RS realizou, inclusive, um ato de desagravo público.