O governo do Estado anunciou novas ações para o IPE Saúde durante a crise do coronavírus. As medidas estão focadas em quatro pilares: operacional, financeiro, administrativa e de comunicação. Em apresentação de vídeo transmitida via internet, o governador Eduardo Leite apresentou detalhes das mudanças, ao lado do presidente do IPE, Marcus Vinícius Vieira de Almeida, e da secretária do Planejamento, Leany Lemos. Confira os anúncios:
Prorrogação de serviços
O governo vai prorrogar os prazos para perícias médicas, provas de vida e comprovação de dependentes. “Para que não precisem as pessoas se deslocarem neste momento”, explicou Eduardo Leite.
Pagamento de hospitais
A destinação de verbas para hospitais vai ser ampliada. O planejamento original previa repasses de R$ 740 milhões de janeiro a abril. Agora serão repassados R$ 835 milhões, afirmou o governador do Estado. “Priorizando o pagamento aos hospitais que vão ter muita demanda de aporte de recursos”, observou o governador.
Testes para a Covid-19
Servidores públicos e segurados pelo IPE Saúde vão poder fazer testes para o coronavírus com a cobertura do plano. “Aqueles que estão segurados pelo IPE, esses 10% da população gaúcha, servidores públicos vão poder fazer o teste pago nos laboratórios, nas clínicas e nos hospitais”, sustentou Eduardo Leite.
Reforço de equipes
Por fim, o Executivo vai enviar um projeto de lei à Assembleia Legislativa buscando reforçar as equipes do IPE. O texto prevê a contratação de novos profissionais “para que o instituto possa ter todo o fôlego e capacidade para dar respostas à população”, resumiu o governador Eduardo Leite.