Como medida para o enfrentamento ao coronavírus, a Prefeitura de Porto Alegre realiza, na manhã desta sexta-feira, o transporte de equipamentos e materiais do Hospital Parque Belém para utilização no Grupo Hospitalar Conceição. Entre os itens estão: respiradores, camas hospitalares, desfibriladores, eletrocardiogramas, aparelhos de raios X e monitores multiparamédicos, entre outros equipamentos. A solicitação, prevista na Constituição Federal, foi realizada por meio de decreto assinado pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior e publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), em edição extra.
O secretário de Saúde, Pablo Stürmer, que havia cogitado até utilizar o espaço físico do Hospital Parque Belém, para isolar casos de Covid-19, afirmou que “os aparelhos estão em boas condições de uso, enquanto a estrutura do hospital precisaria de um investimento muito alto por isso serão levados a locais adequados para serem utilizados em pacientes que necessitem.” Os equipamentos serão retirados em caminhões preparados para não danificá-los.
Também estão sendo requisitados autoclaves com osmose, eletroencefalogramas, focos cirúrgicos, aparelhos de CR – Sistema de Digitalização de Imagem, lavadoras extratoras de roupas hospitalares, vídeos endoscópios, secadoras de roupas hospitalar, focos cirúrgicos de teto com iluminação, cadeiras, longarinas, armários, microscópios cirúrgicos, monitores multiparâmetros, arcos cirúrgicos, ecógrafos com Doppler e outros equipamentos destinados ao combate do vírus.
A maioria dos aparelhos foi adquirida por meio de convênios com o Ministério da Saúde ou de emendas parlamentares. Eles estão sem uso desde o fechamento do hospital, em maio de 2017.