A Ugeirm Sindicato, que representa os policiais civis, informou que há 83 presos em delegacias do Rio Grande do Sul, na manhã desta sexta-feira. Os detidos aguardam transferência como medida de desafogar as delegacias em razão do combate ao novo Coronavírus.
Segundo o sindicato, a delegada Nadine Anflor, chefe de Polícia, terá uma reunião nesta tarde para operacionalizar a transferência dos presos.
A Ugeirm protocolou, ontem, um novo pedido no Poder Judiciário para que novos presos não sejam enviados para as delegacias. Em nota oficial, a entidade destaca que foi solicitado também que “o Estado providencie, urgentemente, a retirada dos que lá estão, acomodando-os em estruturas sob a guarda da Susepe, órgão responsável pelo controle carcerário”.
Medidas em delegacias
A Polícia Civil, em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), restringiu o acesso ao público nas delegacias do Estado. Nas delegacias, os casos atendidos presencialmente são: prisões em flagrante, homicídio, latrocínio, feminicídio, violência doméstica, estupros, sequestro, cárcere privado e roubos e furtos de veículo. A instituição orienta o público a priorizar os boletins de ocorrência pela Delegacia Online. Nesse período, estão suspensas as visitas de familiares de presos que estejam nas carceragens após flagrante.
Abaixo, tabela divulgada pelo sindicato com o número de presos nas delegacias