A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) informou que, a partir de segunda-feira, suspende os atendimentos presenciais nas agências FGTAS/Sine, em todo o Rio Grande do Sul. A medida, que fica em vigor por 15 dias, busca evitar a concentração de pessoas e o consequente risco de contaminação pelo coronavírus, seguindo orientação do decreto de calamidade pública assinado pelo governador Eduardo Leite.
A partir de então, os serviços FGTAS/Sine estarão todos disponíveis através da internet, via e-mail e/ou aplicativo, e telefone. A retirada de cartas de encaminhamento para as vagas de emprego, por exemplo, deve ser feita exclusivamente pelo aplicativo Sine Fácil, disponível para download gratuito no Google Play e Apple Store.
Para o Seguro Desemprego, os documentos podem ser encaminhados de maneira digital acessando a Carteira de Trabalho Digital ou o site do governo federal.
A unidade Municipal do Sine em Porto Alegre, localizada na av. Sepúlveda, esquina com Mauá, mantém plantão de atendimento pelos telefones (51) 3289-4796 e (51) 3289-4820.
De acordo com o diretor do Sine e do Trabalho, Emprego e Renda da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Nelson Beron, a medida de redução do número de pessoas no salão de atendimento não resolveu o problema da aglomeração de pessoas e, por isso, o Sine optou pela suspensão do atendimento presencial.
O telefone 158, da Central de Atendimento ao Trabalhador do Ministério da Economia, também uma alternativa.