O total de casos confirmados de coronavírus praticamente dobrou, em 48 horas, no Rio Grande do Sul. Na terça-feira, o número de testes positivos para o Covid-19 era de 19. Nesta quinta, o total chegou a 37. Nove pacientes foram incluídos no balanço oficial da Secretaria Estadual da Saúde – número semelhante ao dessa quarta-feira.
No levantamento da noite de hoje, a Pasta confirmou que foram infectados mais um homem em Porto Alegre, de 38 anos, e um segundo paciente em Erechim, de 59. Santana do Livramento, onde uma mulher de 67 anos adoeceu, e Serafina Correa, onde um homem de 50 contraiu o coronavírus, tiveram as primeiras confirmações.
Mais cedo, a SES-RS já havia confirmado os primeiros casos positivos em Bagé, envolvendo dois médicos, de 59 e 58 anos, sendo que um deles pegou a doença do colega. Ainda foram atestados com a pneumonia uma mulher de 24 anos, em Alvorada, um homem de 61, em Porto Alegre, e outro de 45, em Erechim.
Dos 37 casos confirmados até o momento, 23 foram notificados em Porto Alegre. Caxias do Sul, Campo Bom, Bagé e Erechim tiveram dois, cada. A relação ainda abrange Torres, Bento Gonçalves, Farroupilha, Santana do Livramento, Serafina Corrêa e Alvorada, com um caso cada.
Mais cedo, o Ministério da Saúde confirmou que o Rio Grande do Sul já registra transmissão comunitária do coronavírus, o que significa que não é mais possível, em algumas localidades, rastrear a origem da infecção de uma ou mais pessoas.
Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Santa Catarina também tiveram casos do tipo.