Atacadistas e supermercadistas garantem abastecimento de alimentos em Porto Alegre

Em conversa com o prefeito Nelson Marchezan, entidades descartaram risco

Foto: Jefferson Bernardes / PMPA

O Sindicato do Comércio Atacadista do Rio Grande do Sul (Sindiatacadistas) garantiu, na manhã desta quinta-feira, ao prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, o abastecimento de produtos alimentícios para os próximos dias nos estabelecimentos comerciais do ramo. O presidente da entidade, Zildo De Marchi, afirmou que “neste momento e a médio prazo não há qualquer possibilidade de desabastecimento de alimentos”, reforçando que, no mundo inteiro, os produtos seguem tramitando sem barreiras e sem restrições.

No início da semana, Marchezan Jr. também esteve reunido com os diretores da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) e da Companhia Zaffari, Ademar Cappellari e Cláudio Luiz Zaffari. Ambos manifestaram a mesma posição e afirmaram que não há situação de desabastecimento de produtos na cidade.

O presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, afirmou, em nota oficial, que “è hora de tranquilizar o consumidor de que não há risco de falta de alimentos ou de produtos de necessidade básica. O dirigente lembra que essa é uma situação diferente da greve dos caminhoneiros, por exemplo, quando o setor teve dificuldades para receber as mercadorias da indústria. De acordo com Longo, a falta de alguns itens em grande redes de supermercados  provocou a falsa sensação de desabastecimento permanente.

A ausência nas prateleiras de algumas mercadorias essenciais da área de alimentação e higiene, porém, resulta de procura atípica. “Alguns itens registraram, em algumas horas, a venda programada para uma semana. Por mais eficientes que as empresas sejam, não há como reabastecer as gôndolas nessa velocidade”, explicou o presidente da Agas.

Longo ainda relatou que a normalização do abastecimento nas prateleiras se dá em algumas horas, já que existem produtos em estoque. “Não há risco de falta de alimentos nas lojas e a população não precisa se preocupar, já que os supermercados estão preparados, inclusive, para aumentar o abastecimento, caso necessário, como já acontece em datas festivas”, finaliza o presidente.