Justiça determina internação compulsória de casal com sintomas de coronavírus em São Borja

Ambos fugiram porque não residem na cidade, o que impossibilita isolamento domiciliar

Imagem: Divulgação PRF

A pedido do Ministério Público, a Justiça determinou com urgência, na madrugada desta quarta-feira, a internação hospitalar de um casal que fugiu de atendimento medico em São Borja, na região das Missões, com sintomas de Covid-19. Ambos foram presos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em um posto de combustíveis às margens da BR-285, na saída da cidade.

Conforme a decisão, a Secretaria Estadual da Saúde deve providenciar, em até 24h, o transporte interestadual para o domicílio de origem, em Santa Catarina, para o que o casal cumpra o protocolo de enfrentamento do coronavírus. Foi autorizada ainda a requisição de auxílio da Brigada Militar para garantir a segurança dos envolvidos e do próprio casal.

As duas pessoas ingressaram no Brasil pelo município de São Borja, oriundas do Chile. No momento da entrada ao território nacional, apresentaram sintomas compatíveis com o Covid-19. Após serem encaminhados e atendidos no Hospital Ivan Goulart, que constatou a suspeita de contaminação, o casal fugiu para não se sujeitar às medidas de isolamento prévio com internação hospitalar. Nenhum deles reside na cidade, o que impossibilita o isolamento domiciliar.

Conforme o promotor responsável pela ação, Fernando Gonzalez Tavares, esses protocolos vêm do Ministério da Saúde, devendo ser replicados em todo o País.