GM vai dar férias coletivas a funcionários; decisão atinge Gravataí

Medida entra em vigor em 30 de março

Decisão atinge mais de 5 mil funcionários da unidade da empresa na região Sul. Foto: Guilherme Testa / CP

A General Motors Brasil, em uma decisão nacional, decidiu dar férias coletivas aos funcionários, a partir do fim do mês. A empresa, segundo nota oficial, explica que o objetivo da medida é “ajustar a produção à demanda do mercado”. A resolução decorre dos reflexos, para a economia, da pandemia de coronavírus que se espalha pelo mundo.

O período de férias vai de 30 de março a 12 de abril. Na região Sul, o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí estima que mais de 5 mil funcionários sejam atingidos pela decisão. A montadora mantém quatro fábricas no Brasil: além da de Gravataí, as de São Caetano do Sul (SP), São José dos Campos (SP) e Joinville (SC).

Na manhã desta quarta-feira, representantes da fábrica da ragião metropolitana de Porto Alegre se reuniram com diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí. O sindicato solicitou que, por questões de saúde em decorrência da pandemia do Covid-19, idosos, gestantes e lactantes tenham o período de férias antecipado e que esses sejam liberados das atividades o quanto antes.

O presidente do sindicato, Valcir Ascari, afirmou que, na reunião, também foram passadas novas orientações relacionadas a medidas de higienização pessoal e de locais de trabalho. “O momento é de cautela e preocupação”, comentou Ascari. Os novos protocolos de saúde serão aplicados até o dia da liberação das férias para evitar contaminação pelo coronavírus.