A Associação da Liga dos Motoristas de Aplicativos (Alma) apontou uma queda de 70% no número de viagens nos últimos dias em Porto Alegre. Segundo Joe Moraes, presidente da associação, as pessoas têm saído menos em função das medidas de contenção ao Coronavírus.
As principais empresas, Uber, Cabify e 99, não se manifestaram sobre uma ajuda aos condutores em razão do baixo movimento, segundo Moraes. Por outro lado, Uber e 99 informaram que irão auxiliar financeiramente os motoristas e entregadores que forem contaminados pelo Coronavírus ou precisarem ficar em quarentena.
A Uber detalhou a medida em um comunicado no site oficial. Segundo a plataforma, se houver diagnóstico ou quarentena solicitada por uma autoridade de saúde pública, o colaborador vai receber assistência financeira durante até 14 dias. A empresa destaca ainda que ”já ajudamos motoristas parceiros em algumas áreas afetadas e estamos implementando essa medida rapidamente em todo o mundo”.
A 99 informou, por email, que a DiDi Chuxing, dona da 99 e da 99Food no Brasil, criou um fundo especial de US$ 10 milhões para apoiar os motoristas e entregadores parceiros da empresa que forem diagnosticados com Coronavírus. Nos próximos dias serão anunciadas as formas para solicitar a doação junto ao fundo criado.