A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) se manifestou, hoje, sobre o transporte interestadual de passageiros no Brasil. O serviço continua em operação e, em decorrência do contágio do Covid-19, a agência flexibilizou a redução de horários a partir de hoje. A maioria das empresas com atuação no Rio Grande do Sul, porém, enfrenta a restrição de trânsito e circulação imposta pelo estado de Santa Catarina. O governador catarinense suspendeu a entrada e saída de ônibus do estado pelos próximos dias. Os passageiros que querem deixar o Rio Grande do Sul, procurando viagens que passem pelo território catarinense e vice-versa, não conseguem mais encontrar linhas disponíveis.
A Viação Santo Anjo se manifestou através de nota: “Informamos que, a partir de hoje (18) teremos alterações nas operações da Viação Santo Anjo. Estão suspensas por sete dias todas as linhas interestaduais e intermunicipais. Atendendo ao decreto 515, publicado no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina. A medida visa prevenção e o controle à pandemia do coronavírus”.
A Brasil Sul, empresa de transporte interestadual que atua no deslocamento de passageiros do Rio Grande do Sul para o estado do Paraná, informou que também suspendeu as linhas pelos próximos sete dias porque os veículos não podem circular no estado catarinense. As empresas Eucatur e Penha seguirão a mesma diretriz.
A empresa de transporte Catarinense, que atua em viagens saindo do Rio Grande do Sul com destino a localidades do estado do Rio de Janeiro, Mato Grosso e São Paulo enfrenta as mesmas restrições para trânsito na região Sul do país.
Viagens internacionais suspensas por dois meses
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) também publicou hoje uma resolução que suspende o transporte internacional de passageiros, pelos próximos 60 dias. A resolução já está em vigor e pode ser prorrogada.
A medida também abrange novos protocolos que foram estabelecidos em relação à higienização dos veículos, em vigor também pelos próximos dois meses.