Vereador propõe que Hospital Parque Belém abrigue centro de quarentena provisório em Porto Alegre

Cabe ao Executivo intermediar sugestão com proprietário da casa de saúde

coronavirus
Foto: Warley de Andrade/TV Brasil

O vereador Alex Fraga (PSol) apresentou, nesta terça-feira, um projeto de lei recomendando o Poder Executivo a requerer ao proprietário as instalações do Hospital Parque Belém, na zona Sul de Porto Alegre, para implementação de um centro de quarentena provisório para investigação de casos de contaminação por coronavírus e internação de doentes.

Nesta segunda-feira, a Câmara Municipal decidiu suspender as atividades em meio à pandemia do Covid-19. Em casos pontuais, sessões extraordinárias devem ser convocadas para votações.

Alex Fraga justifica que o Parque Belém registra “significativa dívida com o erário municipal” e que a utilização dos espaços do hospital pode abater parte dela, permitindo a utilização de mais um equipamento público para a captação e investigação de casos suspeitos e tratamento de doentes, diminuindo os riscos de contaminação dos pacientes de outras unidades de saúde.

O vereador disse, ainda, considerar que a quarentena domiciliar não vem se mostrando suficientemente eficaz para controlar a enfermidade e, por isso, sugere que Porto Alegre seja a primeira capital a implementar um equipamento específico para enfrentar o problema.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a direção do Parque Belém ainda não se manifestaram sobre a sugestão de Fraga. Cabe ao Executivo intermediar sugestão com proprietário da casa de saúde.