Câmara adota votações por aplicativo e Maia defende fechar fronteiras do país

Deputado afirmou que votações serão limitadas a temas de consenso relacionados ao impacto do coronavírus

Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou, na tarde desta terça-feira, que as votações a partir da semana que vem no plenário serão realizadas à distância, por meio de aplicativo, enquanto durar a emergência de saúde pública causada pelo coronavírus. Maia também defendeu que o governo feche as fronteiras do país.

“O Estado já deveria ter fechado as fronteiras, restringido voos internacionais, criado plano de contingência no Rio de Janeiro e em São Paulo e restringido a circulação de pessoas nesses estados. A economia já vai ser afetada de qualquer maneira (…) A redução do dano da economia deve ser garantida pelo Estado brasileiro”, disse durante entrevista coletiva.

Segundo o presidente da Câmara, vão permanecer em Brasília os líderes de cada partido, ou o primeiro vice-líder, e os demais poderão votar remotamente.

A sessão desta terça-feira do plenário vai ser realizada normalmente, com votações por acordo. Serão votados o projeto que autoriza os gestores a utilizar saldos de ações em saúde para o combate à pandemia de coronavírus (PLP 232/19) e outro projeto que proíbe a exportação de equipamentos e insumos de saúde relacionados ao Covid-19.

Segundo Maia, na semana que vem, de preferência também serão votados projetos relacionados ao coronavírus, mas outras propostas que tenham prioridade também poderão ser colocadas em pauta.