IGP passa a confeccionar apenas carteiras de identidade em casos urgentes e com agendamento prévio no RS

Objetivo é cumprir o Decreto do Governo do Estado, que estabelece rotinas para evitar a aglomeração de pessoas

População de rua pode procurar atendimento no IGP e na Fasc | Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Os Postos de Identificação do Instituto Geral de Perícias (IGP) passarão a confeccionar carteiras de identidade apenas em casos de necessidade extrema, a partir desta quarta-feira. Ainda assim, os postos de Porto Alegre e do interior do Estado precisarão fazer agendamento do serviço, sem a possibilidade de atendimento por ordem de chegada.

Os casos urgentes devem ser comprovados por meio de documentos como ocorrência policial, passagem aérea e reserva de hotel. O objetivo é cumprir o Decreto do Governo do Estado, que estabelece rotinas para evitar a aglomeração de pessoas, em função da pandemia de Covid-19.

Foram suspensos todos os agendamentos previstos a partir de hoje em todo o Rio Grande do Sul e, a partir de quinta-feira, na Capital. Carteiras de identidade na modalidade expressa também não serão confeccionadas neste momento. Todos os postos terão horário unificado, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

Em Porto Alegre e nos municípios de Novo Hamburgo, São Leopoldo e Torres, o agendamento deve ser feito no site do IGP. Nos demais municípios, o cidadão deve ligar para o posto mais próximo. No interior, os postos que atendem por meio de convênio com as Prefeituras seguirão as determinações de cada município.