A Secretaria Estadual da Saúde (SES) elevou, de 11 para 19, o número de casos confirmados de coronavírus no Rio Grande do Sul. O aumento ocorreu, exclusivamente, em Porto Alegre, com mais oito pacientes que atestaram positivo para a pneumonia Covid-19. Caxias do Sul, na Serra, mantém duas pessoas em isolamento e Campo Bom, no Vale do Sinos, registra uma confirmação, de um homem já considerado curado.
Na Capital, onde o número de casos dobrou em um dia (eram oito, nessa segunda-feira), a SES detalhou que os pacientes que testaram positivo para o coronavírus foram três homens, de 71, 44 e 37 anos, e cinco mulheres, de 65, 57, 53, 35 e 31.
No fim da tarde, a SES informou que, excepcionalmente, não vai publicar, hoje, o boletim epidemiológico de casos suspeitos, confirmados e descartados para o coronavírus. De acordo com o órgão, o sistema nacional online de notificação apresentou instabilidade durante o dia e, por isso, não é possível tabular as informações.
Conforme o levantamento mais recente do Ministério da Saúde, listando somente 10 casos no Rio Grande do Sul, havia 300 suspeitas sob investigação em cidades gaúchas.
Recomendações:
Ao apresentar sintomas, caso tenha histórico de viagens:
– Se precisar consultar, procure um médico particular ou um Posto de Saúde
– Evite sair de casa
– Intensifique hábitos de higienização
– Lave bem as mãos frequentemente com água e sabão, use álcool gel
– Evite levar as mãos aos olhos, nariz e boca.
– NÃO procure hospitais (que atendem somente casos graves).
Se viajou e não teve sintomas:
– Mantenha-se em casa por 7 dias
– Evite sair de casa
– Intensifique hábitos de higienização
– NÃO procure UPAs nem Hospitais (que atendem somente casos graves)
Se não viajou e não apresentou sintomas:
– Intensifique hábitos de higienização