Empresas de serviços domésticos já sentem reflexos econômicos do coronavírus

Empresas estimaram queda de 50% na procura pelos serviços, desde ontem

Foto: Adriana Guedes / CP Memória

A preocupação necessária da população em relação ao surto de coronavírus já provoca reflexos econômicos no mercado da contratação de serviços imediatos no Rio Grande do Sul. Um dos setores que sente os primeiros impactos nos negócios é do recrutamento de auxílio doméstico, o que envolve cuidadores de idosos, domésticas e serviços de babá.

A equipe da Rádio Guaíba entrou em contato com duas empresas do setor e uma delas  já constatou redução de 50% nas contratações de profissionais da área durante a semana, momento de intensificação de resguardo domiciliar orientado pelas autoridades.

Natália Moisés, sócia-proprietária da empresa Serve Bem, afirmou que a situação é atípica e nunca havia sido vivenciada pela equipe, em três anos de existência no mercado. De acordo com ela, prestadoras foram pegas de surpresa pela pandemia. “Nós estamos reformulando nossos serviços e protocolos diariamente. Todos os dias vão chegando novas informações e precisamos inserir novos procedimentos de higienização e de saúde na nossa rotina”, afirmou.

Como precaução, a empresa diminuiu o quadro de funcionários através do revezamento de escala, quando possível redirecionando alguns profissionais da área administrativa para o home office. Natália Moisés ainda relatou que, desde ontem, serviços passaram a ser cancelados ou reagendados para o mês de abril.

Joira dos Santos Silva, doméstica e uma das profissionais da Serve Bem, afirmou que os novos protocolos repassados pela empresa foram essenciais para manter a segura relação entre empregado e empregador. “Não existe mais o toque, o aperto de mão. O cumprimento com o empregador é cordial, mas apenas um aceno de cabeça”, disse a profissional, que redobrou os cuidados com a higiene. Ela contou, também, que passou a trabalhar em um cômodo diferente do empregador.