Contribuinte que não pagou 1ª parcela do IPTU ganha prazo até o dia 31 em Porto Alegre

Inadimplentes foram inscritos em Dívida Ativa e, nos próximos dias, receberão pelos correios a guia atualizada

Foto: Alina Souza/CP

Contribuintes que não efetuaram o pagamento da primeira parcela do IPTU 2020 na data prevista – 9 de março -, terão mais uma oportunidade de aderir ao parcelamento e regularizar o débito. A Receita Municipal identificou 123 mil inadimplentes, somando um débito de R$ 148 milhões. Os contribuintes foram inscritos em Dívida Ativa e, nos próximos dias, receberão pelos correios a guia para parcelamento que vence em 31 de março.

“É importante que o contribuinte faça a adesão ao parcelamento, evitando os custos do processo de cobrança”, salienta o superintendente da Receita Municipal, Teddy Biassusi. De acordo com ele, trata-se da última oportunidade de regularização. Se não ocorrer a adesão ao parcelamento, mediante o pagamento da primeira parcela, os contribuintes serão encaminhados para negativação em cadastros de proteção ao crédito e para os tabelionatos de protesto, o que encarece a dívida existente.

A guia para pagamento também pode ser enviada por e-mail, para contribuintes que já fizeram uso dessa opção. Ainda é possível imprimir a guia no site da Secretaria da Fazenda.

Caso o contribuinte possua dívida de anos anteriores e deseje incluir no parcelamento, pode contatar a Receita Municipal pelo WhatsApp (51) 99348-9424 ou fazer a solicitação pelo e-mail [email protected].