Sobe para 234 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil

Balanço nacional só considera seis casos no RS, embora total já chegue a oito

Foto: Josue Damaceno / Fiocruz / Divulgação / CP

Subiu de 200 para 234 o número de casos confirmados de Covid-19, a doença causada pelo coronavírus SARS-CoV2, no Brasil, de acordo com o balanço atualizado do Ministério da Saúde, divulgado na tarde desta segunda-feira. O levantamento ainda não considera outros cerca de 60 casos, relatados mais tarde pelas secretarias estaduais de saúde.

Em nível nacional, o país soma 2.064 mil suspeitos da doença. São Paulo lidera com 1.177, seguido do Rio Grande do Sul (119), Santa Catarina (109), Distrito Federal (107) e Rio de Janeiro (96). Até o momento, o Brasil não teve mortes relacionadas à pandemia.

São Paulo continua a ser o estado com maior número de casos confirmados, com 152 pacientes, e 1,1 mil suspeitas sob investigação. Em seguida vêm Rio de Janeiro (31), Distrito Federal (13), Santa Catarina (7), Rio Grande do Sul e Paraná (6), Minas Gerais (5), Goiás (3), Bahia, Mato Grosso do Sul e Pernambuco (2). Amazonas, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo e Rio Grande do Norte registram um caso confirmado de coronavírus (um caso por unidade da Federação). Dos estados brasileiros, Rio de Janeiro e São Paulo possuem transmissão comunitária do Covid-19.

Os descartados ficaram em 1.624. Já não há nenhuma unidade da federação sem casos confirmados ou suspeitos, o que existia até semana passada (Roraima e Amapá).

Dos 234 casos, mais da metade é de casos importados (pessoas que contraíram o vírus em viagens para fora do Brasil). Outros 34% são situações de transmissão local (quando uma pessoa infectada contamina outra na mesma cidade).

A transmissão comunitária (quando as autoridades de saúde não conseguem mais identificar a cadeia de transmissão) ocorre em São Paulo e Rio de Janeiro, com 13 e 8 casos, respectivamente. O Distrito Federal havia informado situações como essa, mas conseguiu identificar a origem dos casos como importados e saiu desta lista.

Das 234 pessoas infectadas, 18 foram encaminhadas à rede hospitalar.

RS

O Rio Grande do Sul registra 11 casos confirmados da doença. No entanto, o balanço do Ministério da Saúde contabilizou apenas seis até as 15h50min de hoje. Desse total, oito pacientes residem em Porto Alegre, dois em Caxias do Sul e um em Campo Bom. O estado contabiliza 119 quadros clínicos suspeitos, ainda aguardando laudo.