Idosos fazem estoques temendo desabastecimento; bares e restaurantes emitem orientações

Em supermercados, produtos mais procurados incluem enlatados, água e leite

Supermercados apresentam falta de mantimentos em algumas lojas (Foto: Alina Souza / CP)

A equipe de reportagem da Rádio Guaíba visitou três supermercados, de redes distintas, nesta segunda-feira. Nas lojas do Centro de Porto Alegre, os consumidores em geral não apresentaram comportamento atípico, apesar das notícias divulgadas hoje relacionadas ao coronavírus. Profissionais desses estabelecimentos garantiram que o produto mais procurado por todos os públicos, neste momento, é o álcool em gel, que registra falta generalizada.

O público que mais passou a comprar produtos básicos e não perecíveis é o dos idosos, que teme um rápido aumento na propagação do Covid-19 nos próximos dias. Além de estarem no grupo de maior risco de contágio, o medo é de desabastecimento. Os produtos mais procurados incluem enlatados, água e leite.

Bares e restaurantes

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) também se manifestou, publicando um vídeo nos canais oficiais de comunicação. Nele, o presidente-executivo da entidade, Paulo Solmucci, adverte para os desafios dos proprietários dos estabelecimentos comerciais do setor. É essencial garantir que os clientes de bares e restaurantes possam conviver em um ambiente de segurança e com tranquilidade, neste momento. “Buscamos conhecer as melhores práticas adotadas em todo o mundo de medidas que julgamos necessárias e suficientes neste momento para o enfrentamento do vírus”, afirmou Solmucci.

A medida mais importante, segundo o presidente-executivo é a diminuição de mesas no salão. “A Abrasel está sugerindo que se reduza um terço dessas mesas para assegurar que a distância entre cadeiras ocupadas seja mínima”, aconselhou. A Abrasel disponibilizou um e-book com todas as informações para os proprietários e funcionários da área. O material está disponível no site da instituição.

Confira o vídeo na íntegra: