Coronavírus: Procon prioriza consumidores com voos para março e abril em Porto Alegre

Por dia, cerca de 30 pessoas recorrem ao atendimento presencial do órgão para tratar do assunto

Foto: Divulgação/ProconPOA

O Procon Porto Alegre registrou aumento expressivo no número de reclamações contra companhias aéreas devido à imposição de multa para cancelar ou adiar voos, apesar do risco de contágio pelo coronavírus. Por dia, cerca de 30 pessoas recorrem ao atendimento presencial do órgão, na rua dos Andradas, 686 (Centro Histórico), para tratar do assunto.

Como o volume de demandas é alto e envolve situações complexas, o Procon decidiu priorizar consumidores que tenham passagem marcada para os meses de março e abril. Aos demais, a recomendação é recorrer ao atendimento eletrônico ou aguardar até que o volume de procuras seja normalizado.

“O atendimento desses casos é complexo e, às vezes, demorado. Por isso, até mesmo para evitar filas, estamos passando na frente as reclamações que dizem respeito aos voos agendados para os próximos dias”, explica a diretora executiva do Procon, Fernanda Borges.

Seminário cancelado

Também nesta sexta, o Procon informou o cancelamento do Seminário dos Direitos do Consumidor e do Usuário de Serviços Públicos, previsto para ocorrer, na terça-feira (17), no auditório do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS).

A decisão, tomada pelo TCE, se ampara em um decreto do governo estadual que suspende, por 30 dias, atividades ou eventos coletivos realizados pelos órgãos ou entidades da administração pública estadual direta e indireta que impliquem aglomeração de pessoas.

O Procon vai agora avaliar a possibilidade de realizar o Seminário no segundo semestre.