Primeira etapa da campanha contra sarampo termina nesta sexta

Pessoas de cinco a 19 anos ainda com o esquema vacinal incompleto devem se imunizar

Foto: Robson da Silveira/ SMS/ PMPA

A primeira etapa da campanha de vacinação contra o sarampo 2020 termina nesta sexta-feira Em Porto Alegre, todas unidades de saúde com sala de vacina abertas ao atendimento oferecem a imunização.

Pessoas de cinco a 19 anos ainda com o esquema vacinal incompleto – que nunca foram vacinadas, e quem recebeu apenas uma dose ou quem perdeu a caderneta de vacinação – devem se imunizar. Mesmo após o término da campanha, a vacinação continua disponível nas unidades de saúde.

A cobertura vacinal contra o sarampo em Porto Alegre ficou em 82,4% em 2018 e 80,6% em 2019. O percentual indicado pelo Ministério da Saúde para proteção da população é de 95% de imunização.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa. A transmissão ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus. Em 2016, a doença era considerada eliminada no país, mas casos novos registrados a partir de 2017 levaram o Brasil a perder o certificado de eliminação. Em 2019, Porto Alegre registrou 19 casos da doença.