Brasil já soma pelo menos 145 casos confirmados de coronavírus

São Paulo concentra maioria das situações

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Hospital Israelita Albert Einstein, na zona Sul de São Paulo, confirmou 98 casos de coronavírus sendo atendidos na unidade, até a noite desta quinta-feira, o que eleva o total no País para, pelo menos, 145.

De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, somente nesta quinta foram confirmadas 55 situações do tipo — na quarta-feira, eram 43.

Oficialmente, o Ministério da Saúde relata 42 casos confirmados de Covid-19 em São Paulo. No fim da tarde, porém, a Secretaria Estadual da Saúde confirmou 46 situações, mas ainda sem levar em conta as 55 do Albert Einstein, o que, em tese, eleva o total para 101.

Também não aparecem no relatório da Pasta dois casos confirmados pela Secretaria Estadual da Saúde de Santa Catarina, ambos em Florianópolis; três relatados pela Secretaria da Saúde de Goiás, um confirmado pela Pasta do Rio Grande do Norte e mais três, além dos que já existiam, atestados pelas Secretarias da Bahia, de Minas Gerais e do Distrito Federal.

Veja a situação pelo País:

São Paulo: pelo menos 101 (Ministério da Saúde cita 42)
Rio de Janeiro: 16
Paraná: 6
Rio Grande do Sul: 4
Distrito Federal: 3
Goiás: 3
Bahia: 3 (Ministério da Saúde cita 2)
Minas Gerais: 2 (Ministério da Saúde cita 1)
Santa Catarina: 2
Pernambuco: 2
Alagoas: 1
Espírito Santo: 1
Rio Grande do Norte: 1

O primeiro caso de coronavírus no país se registrou em 25 de fevereiro. Desde então, pacientes que chegaram de viagem internacional apresentando febre e sintomas respiratórios (tosse, coriza, falta de ar, entre outros) passaram a ser testados para o novo vírus.

O Ministério da Saúde reitera que ainda não existe transmissão de SARS-CoV2 na comunidade, ou seja, quando a doença é contraída de um portador desconhecido.

De acordo com as autoridades de saúde, todos os casos confirmados até agora viajaram a países afetados ou tiveram contato, no Brasil, com alguém que contraiu o vírus no exterior, o que é chamado de transmissão local.