Prefeitura de Porto Alegre proíbe eventos de Saint Patrick’s Day em espaços públicos da Cidade Baixa

No Moinhos de Vento, programação prevista para a Padre Chagas é condicionada ao controle de acesso à rua, para que não entrem mais de 3 mil frequentadores

Foto: Eduardo Beleske/PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre proibiu a realização de eventos em comemoração ao Saint Patrick’s Day (conhecido, no Brasil, como Dia de São Patrício) em espaços públicos do bairro Cidade Baixa. Apenas estabelecimentos fechados da região foram autorizados a fazer programações em alusão ao evento irlandês. Conforme a Prefeitura, as decisões atendem a recomendações da Guarda Municipal e da Brigada Militar e a solicitações de moradores e comerciantes.

Em nota, a Prefeitura também esclarece que segue proibida, até o fim de março, a realização de eventos em espaços públicos no quadrilátero formado pelas avenidas Venâncio Aires, Loureiro da Silva, João Pessoa e rua João Alfredo. A medida também abrange eventos sem relação direta com o Saint Patrick’s Day, cujas comemorações se estendem ao longo do mês.

No bairro Moinhos de Vento, os eventos alusivos à data ocorrerão normalmente. No comunicado, a Prefeitura condiciona a aprovação de um evento programado para 17 de março, na Padre Chagas, ao “controle de acesso à rua (cruzamentos com a Fernando Gomes e Hilário Ribeiro). O objetivo é garantir que o público fique dentro da estimativa de até 3 mil pessoas”.

Os realizadores das festas ficarão responsáveis pela limpeza da via. “Mesmo assim, os serviços do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Guarda Municipal estarão no local para assegurar a ordem, a limpeza e orientar sobre desvios e bloqueios de trânsito”, finaliza o texto.