Número de casos confirmados de coronavírus no Brasil sobe para 52

Outras 907 notificações seguem esperando exames

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil / CP

O Ministério da Saúde atualizou para 52, na tarde desta quarta-feira, o número de casos confirmados de covid-19 (doença causada pelo coronavírus SARS-CoV2) em oito estados do País. O aumento é de 15 pacientes em relação ao balanço anterior, divulgado mais cedo.

Outras 907 notificações seguem esperando exames (263 delas em São Paulo, que registra o maior volume) e 935 casos foram descartados, conforme o Ministério.

São Paulo registra 30 casos; Rio de Janeiro, 13; Bahia, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, dois casos cada, e Alagoas, Minas Gerais e Espírito Santo, um caso cada. No Rio Grande do Sul, os dois pacientes seguem em isolamento em Campo Bom e Porto Alegre.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já considera que existe uma pandemia de coronavírus no mundo. Os casos atingem 118 mil, concentrados principalmente na China, Itália, Coreia do Sul e Irã, mas com aumento em diversos países, como Estados Unidos, França e Alemanha.

Com a alteração global, toda pessoa que retornar do exterior com febre e sintomas respiratórios (gripais, principalmente) passa a ser considerado caso suspeito e deve passar pelo teste de coronavírus.

RS monitora 65 suspeitas de Covid-19

Os pacientes gaúchos que se infectaram foram um empresário de Campo Bom e uma mulher de Porto Alegre. Ambos estiveram recentemente em viagem à Itália. O levantamento mais recente da Secretaria Estadual da Saúde, divulgado nesta quarta, revela o monitoramento de 65 suspeitas de Covid-19 no RS, espalhadas em 24 cidades gaúchas – 24 em Porto Alegre. Outras 160 ocorrências foram descartadas, até o momento.