O governador Eduardo Leite anunciou, nesta manhã, o cronograma de chamamento de 170 concursados do Instituto-Geral de Perícias (IGP). Até 2022, serão chamados 45 peritos criminais, 45 peritos médico-legistas e 80 técnicos em perícias. Os primeiros servidores serão chamados em abril. No próximo mês, serão integrados ao quadro 25 peritos criminais, 40 técnicos em perícia e mais 30 peritos médicos.
Ao anunciar o cronograma, Leite enfatizou que o reforço de pessoal no IGP “certamente melhorará na elucidação de crimes”. “Com este chamamento nós estaremos mais do que recompondo o efetivo no IGP. Reconhecemos a importância da nossa perícia como fundamental para o enfrentamento da criminalidade”, destacou.
Seguindo o cronograma, outros 10 peritos criminais serão chamados em março de 2021 e mais dez em 2022. Além disso, 20 técnicos em perícia vão reforçar o IGP em março de 2021 e outros 20 em 2022. Por fim, oito médicos legistas serão convocados em 2021 e mais sete em 2022. O governador ainda mencionou que sua gestão iniciou com 161 técnicos no IGP e terminará com quadro de 227 servidores.
Realizado em 2017, o concurso do IGP foi suspenso pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) por problemas relativos ao gabarito. Desde então, um grupo de trabalho foi formado por Secretaria da Segurança Pública, Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e Fundatec para cumprir as deliberações do TCE e sanear o concurso.
Durante o ato, Eduardo Leite também fez a entrega de cinco viaturas para o IGP.