Governo pede calma após caso de coronavírus em Campo Bom

Secretaria da Saúde detalhou mudança no nível de alerta com primeiro registro da doença no Estado, em paciente de Campo Bom.

Governo do Estado apresentou detalhes de caso de coronavírus em Campo Bom | Foto: Alina Souza/Correio do Povo
Governo do Estado apresentou detalhes de caso de coronavírus em Campo Bom | Foto: Alina Souza/Correio do Povo

O registro do primeiro caso de coronavírus no Rio Grande do Sul fez com que o plano de contingência do Estado pulasse do nível zero para o nível um. Nesse ponto, há suporte operacional e de recursos humanos das Centrais Estaduais de Regulação das Urgências e Hospitalar. O diagnóstico que provocou a mudança ocorreu em Campo Bom, em um paciente de 60 anos que voltou de viagem à Itália.

De acordo com a secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, a prevenção ao coronavírus não muda, mesmo com o primeiro caso confirmado. “A nossa mensagem é de que o Estado está organizado, está preparado”, sustentou. “Quem já viveu a experiência do H1N1 em 2009, sabe que planejar é fundamental”, observou ao citar as equipes técnicas da pasta.

Pedido de tranquilidade

Na coletiva de apresentação do caso, o governador Eduardo Leite reforçou os pedidos de calma à população. Orientações acerca dos cuidados com higiene pessoal também foram lembradas. “Sabemos que isso gera apreensão, mas fiquei tranquilos. O governo do Estado está atuando e vai continuar monitorando cada um dos casos”, afirmou.

Leite solicitou recursos federais para equipar os leitos que sejam destacados para o isolamento de possíveis novos pacientes. “Nós estamos trabalhando junto ao Ministério da Saúde para que haja a disponibilização recursos, que estimamos, em âmbito nacional, deve chegar  necessidade de cerca de R$ 1 bilhão”, comentou.

O governo prevê orientações para escolas e presídios, a fim de evitar mais contágios. A secretária Arita Bergmann também comentou da antecipação da vacina contra a gripe em todo o país. O calendário da primeira fase vai atender idosos e trabalhadores da saúde a partir de 23 de março.

Detalhes do caso

O paciente diagnosticado esteve em Milão, na Itália, entre 16 e 23 de fevereiro. Seis dias depois, o homem apresentou os sintomas de tosse e febre. No dia seguinte, buscou uma clínica privada que procedeu os primeiros atendimentos. O resultado confirmando o coronavírus foi apresentado nesta terça-feira.

De acordo com a secretária da Saúde de Campo Bom, Suzana Dambros, o homem esteve isolado em casa e passa bem. “Nenhum familiar apresentou sintomas, somente o paciente, com uma evolução muito positiva”, observou.

Além do caso confirmado nesta terça, o Rio Grande do Sul tem 86 notificações suspeitas sob análise. Outros 103 alertas já foram descartados pelas autoridades.