Detran adverte para golpe da CNH falsa no RS

Quadrilha exige pagamento de entrada e não entrega documento

Foto: Samuel Maciel / CP Memória

O DetranRS alertou hoje para a ocorrência de golpes envolvendo a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Pessoas que se se dizem profissionais de Centros de Formação de Condutores (CFCs) oferecem pela internet a venda da habilitação sem a necessidade de todas as etapas legais (aulas e exames) exigidas por lei. A quadrilha cobra um valor de entrada para a emissão de documento, oferecendo como prova uma imagem que simula o site do Detran com o documento sendo expedido.

A autarquia descarta o envolvimento de centros credenciados nos crimes e salienta que a CNH é usada como isca, pelos estelionatários, para obter o pagamento da entrada, sem que o documento falso seja entregue.

A Corregedoria do DetranRS identificou o golpe e encaminhou o caso à Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos (DRCI), que integra o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).

O diretor-geral do Detran, Enio Bacci, completa que, até hoje, não foram flagrados documentos falsos em blitze no Rio Grande do Sul, o que demonstra que o processo de habilitação é seguro. De acordo com ele, a emissão da CNH exige a participação de muitos atores diferentes, o que dificulta a irregularidade.