Descartado coronavírus nos primeiros 86 exames realizados pelo Lacen

Rio Grande do Sul registra 187 casos suspeitos ainda em investigação

Foto: Divulgação / SES

O Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) divulgou que deram resultado negativo para coronavírus os primeiros 86 exames realizados em Porto Alegre de pacientes com suspeita da pneumonia Covid-19. Os laudos se referem ao material coletado desde a sexta-feira passada, quando o serviço da Secretaria da Saúde passou a fazer a análise.

Os exames vão, agora, passar por um segundo teste para outros sete tipos de vírus respiratórios comuns no país, como os influenza A e B, parainfluenza, adenovírus e vírus sincicial respiratório.

As suspeitas começaram a ser analisadas pelo Lacen, na sexta, após a chegada de insumos específicos para a identificação do coronavírus chinês, entregues pelo Ministério da Saúde. O material é produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, para onde a SES remetia, até então, as amostras com as suspeitas da infecção.

Com isso, é possível reduzir a 48 horas o tempo de obtenção dos resultados, que era de até oito dias.

Nem todas as suspeitas descartadas para coronavírus foram contabilizadas no boletim epidemiológico divulgado na tarde desta segunda-feira pela SES, em virtude da hora de fechamento do balanço.

Da última sexta-feira para hoje, foram 34 casos descartados após o diagnóstico do Lacen. Os demais casos serão agora tabulados pelo Centro de Operações de Emergências (COE) e entrarão no boletim desta terça, junto a outros casos que venham a ter o diagnóstico até lá.

De um total de 187 notificações, 75 foram descartadas para o Covid-19 e 112 permanecem em investigação. Em Porto Alegre, das 100 suspeitas, 65 foram descartadas e 35 seguem esperando laudo.

Entre os casos suspeitos e descartados, 104 (56%) envolveram pacientes do sexo feminino e 83 (44%) do masculino. A faixa etária com o maior número de casos é a dos 20 aos 49 anos, com 111 (60%)