Imperadores promete surpresas no desfile do Carnaval de Porto Alegre 2020

Além da bicampeã da Série Ouro, 12 escolas de samba desfilarão no Porto Seco neste sábado

Foto: Ricardo Giusti / CP Memória

Os desfiles de Carnaval prosseguem entre a noite deste sábado e o amanhecer de domingo no Complexo Cultural Porto Seco, com apresentação de 13 agremiações, na zona Norte de Porto Alegre.

Na Série Ouro, a Imperatriz Dona Leopoldina abre a disputa da elite a partir das 2h de domingo. O enredo vai homenagear a sambista Leci Brandão com o tema “Com as bênçãos de Ogum e Iansã: a filha de dona Lecy! A dama do samba”.

Quinta colocada em 2019, a escola vai abordar a trajetória de vida da artista. De acordo com o diretor de Carnaval da Imperatriz, Cléber Barcelos Soares, o enredo “não vai basicamente falar da música de Leci Brandão’”. “Vai falar de todas as lutas sociais dela, musicalidade, religiosidade”, explica Soares, acrescentando que a expectativa é de que ela participe do desfile.

Em seguida, às 3h10min, a passarela recebe a bicampeã Imperadores do Samba. Com a responsabilidade de defender o título, a escola promete surpreender logo no começo da apresentação, cujo samba-enredo trata da vida do pintor, professor e gravurista gaúcho Iberê Camargo. O diretor de Carnaval Júnior Gonçalves explica que os 1,4 mil carnavalescos vão retratar a vida e a obra do artista, unindo o erudito com o popular. “O início do desfile vai ser um dos mais impactantes dos últimos anos do Porto Seco”, promete.

Com o enredo “Não basta sonhar… Tem que ter fé”, a Estado Maior da Restinga, que ficou com o vice-campeonato em 2019, vai falar de fé. “A ideia é contar o sonho que todos temos de querer alcançar algum objetivo, e para isso é preciso muita fé”, destacu o carnavalesco Sandro Rauly. De acordo com ele, o samba enfatiza a fé espiritual. “A partir desse contexto falamos da fé no dia a dia, fé por dias melhores”, completa.

Última colocada no ano passado na Série Ouro (não houve rebaixamento em 2019), a Bambas da Orgia encerra as apresentações no Porto Seco. O samba-enredo “Eu sou passado, eu sou presente, eu sou futuro… Saudade, quem é que não tem?” relembra as quatro décadas de história da agremiação. “Vamos abordar os principais títulos conquistados nesses 40 anos, principalmente os do grupo principal”, esclarece o diretor de Carnaval Walmir Oliveira.

A disputa pelo título da Série Prata abre às 22h, com o ingresso na passarela da Unidos da Vila Mapa. Sexta colocada em 2019, a escola da Lomba do Pinheiro definiu como samba-enredo “2020, o ano que faremos contato”. Em seguida, é a vez da Unidos de Vila Isabel entrar no Complexo Cultural Porto Seco.

Vice-campeã da categoria em 2019, a representante de Viamão aposta no samba-enredo que presta homenagem às mulheres que fizeram a história da escola. O diretor de Carnaval Arilson Trindade ressalta que a ideia é fazer homenagem a todas as mulheres, com pedido de paz, respeito e igualdade, e mostrar como elas superaram o preconceito.

Praiana sonha retornar à elite do Carnaval

À meia-noite, a União da Tinga entra em cena com o tema “A União da Tinga canta a natureza. No reino de Ketu, a Corte veste pena de pavão”. Com objetivo de subir à elite, a Academia de Samba Praiana abre os desfiles da Série Prata no Complexo Cultural Porto Seco à 1h de domingo, com o enredo “No jardim do Carnaval, a mais formosa flor. Em verde e rosa, um buquê de amor”. Quinta colocada em 2019, a escola conta os 60 anos de trajetória a partir das cores verde e rosa.

O diretor de Carnaval da Praiana, Braulio Pires Pontes Neto, explica que serão 14 alas, com 40 pessoas em cada, dois carros alegóricos e 80 ritmistas na bateria. “Queremos voltar para a Série Ouro. Nos últimos tempos sofremos alguns reveses”, lamenta.

Na Série Bronze, às 18h40min, Império dos Herdeiros abre o Carnaval no Porto Seco. Em seguida, é a vez da Cohab Santa Rita, trazendo o enredo “O Carnaval é a lei do povo! Lutar, sambar e amar. A academia é Dilamar”. Às 20h, Unidos do Guajuviras entra na passarela com o tema “O voo do gavião sobre a corte imperial”.

Com o enredo “O samba que embalou o enredo da minha maior paixão”, a Acadêmicos da Orgia é a penúltima a se apresentar na categoria.

A União das Escolas de Samba de Porto Alegre informou que a apuração dos resultados vai começar às 15h de domingo. O anúncio da escola campeã do Carnaval 2020 deve ocorrer até as 18h.

Ordem do desfile
• 18h40min – Herdeiros
• 19h20min – Cohab
• 20h – Unidos do Guajuviras
• 20h40min – Acadêmicos
• 21h20min – Comanches
• 22h – Unidos da Vila Mapa
• 23h – Unidos de Vila Isabel
• 0h – União da Tinga
• 1h – Praiana
• 2h – Imperatriz
• 3h10min – Imperadores
• 4h20min – Estado Maior
• 5h30min – Bambas da Orgia