RS segue com tempo seco e calor neste sábado

Estiagem preocupa com 130 municípios em situação de emergência e previsão apenas de chuva isolada

Foto: Alex Rocha / PMPA / Divulgação CP

O sol predomina no Rio Grande do Sul neste sábado. São esperadas nuvens esparsas no decorrer do dia em diversas regiões. No Centro do Estado e na Metade Norte, sobretudo no Noroeste, nas Missões e no Alto Jacuí, devido ao aquecimento, não se pode descartar chuva bastante isolada típica de verão durante a tarde e o começo da noite.

Nas praias, o dia deve ser aproveitável. O sábado amanhece com temperatura agradável na madrugada e início da manhã, contudo aquece rapidamente e a tarde vai ser quente na maioria das cidades.

As mínimas rondarão os 11°C em São José dos Ausentes e os 13°C em Vacaria. Já as máximas podem chegar a 35°C em Santa Rosa e em Uruguaiana. Em Porto Alegre, os termômetros devem marcar entre 18°C e 32°C. No litoral Norte, a variação fica entre 19°C e 28°C.

Estiagem

O Rio Grande do Sul registra hoje mais de 130 municípios em situação de emergência em razão da estiagem e a tendência é que o número siga aumentando. A situação é muito grave de déficit hídrico em muitas cidades do interior gaúcho com perdas significativas no setor primário, escassez de água para consumos humano e animal, e rios secando.

A atual estiagem é uma das piores deste século no RS, ao lado das registradas nos anos de 2004, 2005 e 2012, considera a MetSul Meteorologia. A empresa adverte que o regime de chuva não deve se normalizar tão cedo e que o retorno das precipitações acima da média vai tardar.