Expodireto 2020: Divinut apresenta noz-pecã como alternativa lucrativa para diversificação nas propriedades

Foto: Divulgação

Uma das maiores produtoras e beneficiadoras de noz-pecã do Brasil, a Divinut, leva uma mostra da pecanicultura para o público da 21ª Expodireto, que acontece de 2 a 6 de março em Não-Me-Toque (RS). Os produtores rurais da região poderão ver de perto mudas de nogueiras, com alturas que variam de 30 a 140 centímetros, além de nozes inteiras e aos pedaços, doces, salgadas e in natura para degustação e, ainda, a demonstração de implementos, como coletores de nozes, utilizados nos pomares.

Segundo o engenheiro agrônomo Raul de Lara, técnico da Divinut, será uma excelente oportunidade para produtores rurais do norte e noroeste do Rio Grande do Sul, que têm solo e clima ideais para o cultivo da noz-pecã. “São condições extremamente adequadas, que oferecem grande potencial para o crescimento da cultura na região”, aponta o especialista.

Com demanda global crescente, a noz-pecã apresenta-se como forte opção de diversificação das atividades, para que o produtor não dependa dos rendimentos de somente uma cultura, como soja ou milho. “Outro fator a ser considerado é a lucratividade. A nogueira-pecã pode oferecer ao produtor rentabilidade, por área, até 10 vezes maior do que em relação às culturas tradicionais”, afirma Lara. “E isso vale tanto para as grandes quanto as pequenas propriedades, hoje temos cerca de três mil parceiros na agricultura familiar”.

A Divinut, empresa com 20 anos de tradição e pomar com 30 mil metros quadrados, em Cachoeira do Sul, é especializada na produção de mudas, indústria e beneficiamento de noz-pecã. Em seu Sistema Divinut de Parceria, assegura aos produtores rurais assistência continuada em todas as etapas, como o planejamento do plantio, compra de mudas, aperfeiçoamento e compra da produção pelo preço de mercado.

O Brasil é o quarto maior produtor mundial de noz-pecã e se prepara para a colheita 2020, que começa no mês de abril. Cerca de oito mil hectares são cultivados nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A safra 2019 foi de 3.500 toneladas.

A Divinut na Expodireto fica localizada junto ao estande da Emater. O parque de Exposições da Cotrijal fica no km24, RS-142, aberto à visitação das 8h às 18h. A entrada é gratuita.