Prefeitura de Porto Alegre paga folha integral dos servidores na sexta-feira

Crédito será possível com antecipações do IPTU

Foto: Joel Vargas/PMPA/CP

A prefeitura de Porto Alegre paga integralmente, nesta sexta-feira, a folha do funcionalismo de fevereiro. O valor bruto totaliza R$ 229,3 milhões e quita 100% das matrículas   (33.918 ). De acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda, o pagamento em dia dos vencimentos é decorrente do ingresso da antecipação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2020, dos ajustes nas receitas e despesas feitos pelo governo e das reformas estruturais aprovadas na Câmara de Vereadores.

O parcelamento dos salários dos servidores começou em junho de 2017 devido à grave crise financeira enfrentada pelo Município, que se estendeu até novembro do mesmo ano. Com o ingresso de receitas, grande parte advindas do IPTU, os salários voltaram a ser pagos integralmente desde o final de dezembro de 2017 e permaneceram em dia até o final de junho de 2018, a exceção do 13º salário, que foi dividido em dez vezes, em 2017 e 2018.

O parcelamento foi retomados a partir de julho de 2018 e prosseguiram até novembro do mesmo ano. Já em 2019, não houve pagamento parcelado da folha, com exceção do do 13° salário, que foi pago em cota única em 20 de janeiro de 2020, para os servidores que optaram em não antecipar os valores via instituição bancária. Até 31 de março de 2020, está previsto o pagamento pela prefeitura aos bancos que realizaram a antecipação para os servidores.