A prefeitura de Porto Alegre divulgou, nesta quarta-feira, a programação do Carnaval de Rua, que começa neste sábado com os desfiles dos blocos Panela do Samba, Bloco do Bartira e Bloco Bah Guri, na Cidade Baixa. O Circuito Cidade Baixa compreende os dias 22, 23, 24, 25, 29 de fevereiro e 1º de março nas imediações da Praça Garibaldi. Nos dias 7 e 8 os desfiles ocorrem no Circuito Orla.
O percurso traçado para a região da Cidade Baixa vai da Praça Garibaldi até a avenida Aureliano de Figueiredo Pinto. No domingo, se apresentam Gonhas da Folia e Bloco do OP. Já na segunda-feira, a festa fica por conta dos Panteras do Samba e B Loukos. A Império da Lã e Deixa Falar fazem os desfiles na terça-feira de Carnaval, fechando a primeira etapa do evento.
Na segunda etapa se apresentam Bloco do Zé, Do Jeito Que Tá Vai e Areal do Futuro no dia 29 de fevereiro e Cia do Trago, Bloco do Fusca Azul e Bloco do Isopor, no dia 1º de março. Já no Circuito Orla, nas imediações da Usina do Gasômetro, os desfiles ficam a cargo do Bloco da Amizade, Malvina, Afrotchê e Puxa que é Peruca no dia 7 de março, além de Bloco dos Anjos, Os Dinobico’s, Filhos do Cumpadi Washington e Ziriguidum no dia 8.
Os desfiles dos blocos na Cidade Baixa estão programados para encerrar sempre às 21h, atendendo à recomendação do Ministério Público (MP). O evento contará banheiros químicos ao longo do percurso, bares, equipes de apoio, trio elétrico, iluminação, segurança privada, limpeza, ambulâncias UTI móvel e brigadistas.
A Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre (SMC) credenciou 24 blocos para participar do Carnaval de Rua, mas houve desistências. Um deles é o bloco Galo de Porto, que completa dez anos em 2020. Em nota, a diretoria explica que as mudanças nas datas destinadas ao carnaval inviabilizaram o planejamento que contava inclusive com patrocínio, camisas confeccionadas e contratação de banda, trio elétrico e demais profissionais.
“Ao longo da última década, mais de 400 mil pessoas compartilharam sua alegria e fantasia conosco em nossos desfiles. Crianças, idosos, jovens e famílias. O excesso de burocracia, regras e exigências venceu a espontaneidade e a alegria. Estamos tristes com a situação, mas não nos restou alternativa salvo cancelar nossa saída pelas ruas de Porto Alegre”, diz o texto.
Depois de o edital para a realização do evento ter fracassado, com as concorrentes oferecendo valores abaixo do previsto pela Prefeitura, o Carnaval de Rua já teve o início adiado duas vezes. O cronograma era previsto para começar em 1º de fevereiro, depois no dia 15 e, agora, no dia 22.
Programação
Circuito Cidade Baixa – Praça Garibaldi
22 de fevereiro (sábado)
Panela do Samba (14h), Bloco do Bartir (16h30) e Bloco Bah Guri (19h)
23 de fevereiro (domingo)
Gonhas da Folia (16h30) e Bloco do OP (19h)
24 de fevereiro (segunda-feira)
Panteras do Samba (16h30) e B Loukos (19h)
25 de fevereiro (terça-feira)
Império da Lã (16h30) e Deixa Falar (19h)
29 de fevereiro (sábado)
Bloco do Zé (14h), Do Jeito que Tá Vai (16h30) e Areal do Futuro (19h)
1º de março (domingo)
Cia do Trago (14h), Bloco do Fusca Azul (16h30) e Bloco do Isopor (19h)
Circuito Orla – Usina do Gasômetro
7 de março (sábado)
Bloco da Amizade (15h), Malvina (17h), Afrotchê (19h30) e Puxa que é Peruca (22h)
8 de março (domingo)
Bloco dos Anjos (15h), Os Dinobico’s (17h), Filhos do Cumpadi Washington (19h30) Ziriguidum (22h)