Com caso descartado em Porto Alegre, RS mantém criança em observação por suspeita de coronavírus

Ao todo, Brasil monitora três casos suspeitos referentes ao Covid-19

Foto: Abr

O número de casos suspeitos de Covid-19 (pneumonia causada pelo coronavírus chinês) no Rio Grande do Sul caiu para um, nesse fim de semana. O dado é do boletim do Ministério da Saúde divulgado na tarde desta segunda-feira. Apenas uma criança de dois anos permanece em observação clínica de isolamento domiciliar, em Novo Hamburgo. A menina, que passou pela China, recebeu atendimento em uma clínica local no dia 12 de fevereiro.

O quadro descartado é de uma paciente de 56 anos, do sexo feminino, residente de Porto Alegre, que também teve passagem recente pelo país asiático. Ela ficou em isolamento domiciliar até o momento da liberação clínica.

Ao todo, o Brasil monitora três casos suspeitos referentes ao Covid-19. Os outros dois pacientes são acompanhados em São Paulo.

Os três pacientes sob investigação viajaram à China, mas nenhum esteve em Wuhan – epicentro da epidemia. Até o momento, segundo o boletim do Ministério da Saúde, 45 quadros suspeitos foram descartados nas últimas oito semanas de acompanhamento. Nenhum caso de coronavírus se confirmou no país até o momento.

De acordo com o governo federal, todos os estados e o Distrito Federal entregaram os planos de contingência em caso de confirmação do coronavírus. Desde 28 de janeiro, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul contabilizou 16 notificações suspeitas, sendo 15 descartadas ou excluídas – por não se encaixarem no critério de suspeição. Entre os suspeitos, apenas um caso precisou de internação, sendo adotada medida de isolamento hospitalar. Para os demais, foi recomendado o isolamento domiciliar.

China

O mais recente balanço do contágio, divulgado nesta segunda-feira, cita aproximadamente 1,7 mil mortos na China pelo coronavírus, incluindo seis profissionais da área da saúde. A grande maioria dos contágios ocorreu em Wuhan, capital da província de Hubei e berço da epidemia de Covid-19.