Governador e deputados pedem medidas do governo federal para atenuar perdas com estiagem

Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, se comprometeu a avaliar o assunto

Foto: Carlos Silva/Divulgação/ALRS

O governador Eduardo Leite e uma comitiva de 17 deputados e um senador se reuniram, na tarde desta quarta-feira, em Brasília, com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Considerando que mais de 100 municípios gaúchos foram afetados pela falta de chuva, a comitiva expôs as principais demandas do setor. A ministra se comprometeu a avaliar o assunto.

Em janeiro, o governador recebeu um documento assinado pelas principais entidades do agronegócio no Rio Grande do Sul. Entre as dez demandas, as duas principais incluem a prorrogação, em pelo menos 120 dias, das dívidas dos produtores rurais que tenham origem no crédito rural e a prorrogação das parcelas de todos os contratos de investimentos, inclusive os do âmbito do PSI, que vencem em 2020, para um ano após a última parcela.

Depois de receber as demandas, o governador havia se comprometido a procurar o governo federal para tratar do assunto. Após a reunião, a ministra prometeu falar com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para analisar o que é possível viabilizar. O presidente da Assembleia, deputado Ernani Polo, participou na reunião no Ministério da Agricultura.

O boletim mais recente da Defesa Civil estadual lista 115 municípios prejudicados pela falta de chuva. Desses, 107 decretaram situação de emergência, dos quais 13 foram homologados pelo governo estadual e sete reconhecidos pela União.

A Defesa Civil distribuiu reservatórios móveis para as comunidades mais afetadas pela estiagem. No total, 23 cidades foram beneficiadas com o empréstimo de 36 unidades de viniliq pipa, com capacidade de 4,5 mil litros cada. De acordo com a previsão meteorológica, a estiagem deve se prolongar ao longo de fevereiro, com retorno da chuva a partir de março.