Sobe para cinco números de mortes em dois dias de chuva em SP

Homem era a terceira vítima de carro que caiu em rio em Botucatu (SP). Duas idosas também morreram

Foto: Reprodução Record TV

No início da noite desta terça-feira, equipes do Corpo de Bombeiros localizaram o corpo de um terceiro tripulante de um carro arrastado, nessa manhã, para dentro do rio Capivari, em Botucatu, cidade distante 240 km da capital paulista. É a quinta morte confirmada, em São Paulo, desde o início da semana.

A vítima é de um homem de 60 anos, que supostamente dirigia o veículo momento da enchente. Duas mulheres, de 63 e 70 anos, tiveram os corpos localizados a poucos metros, na margem do rio, ainda na manhã dessa segunda-feira.

Na tarde de ontem, um motorista de caminhão morreu após o veículo ser engolido pela cratera que se formou na Rodovia Marechal Rondon, em Botucatu.

Já na madrugada desta terça, um carro caiu em uma cratera na Rodovia Leonor Mendes de Barros, em Marília. O ocupante do automóvel não resistiu e morreu.

Morte no ABC Paulista

No domingo, bombeiros localizaram o corpo de um homem de 33 anos considerado desaparecido desde sábado, após cair em um rio durante o temporal em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Outras três pessoas também caíram no córrego e foram resgatadas na sequência.

Todos pertencem à mesma família e tinham uma barraca que vendia frutas perto do córrego. Durante a chuva, formou-se uma correnteza, que os arrastou.

Chuva histórica

Em apenas 11 dias, as chuvas na cidade de São Paulo ultrapassaram em 37,2% a média histórica para o mês de fevereiro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu neste mês 342,6 milímetros, e a média registrada entre 1981 e 2010 ficou em 249,7.

Somente em 48 horas, até as 9h de hoje, as precipitações somaram 157 milímetros. Foram 114 milímetros entre a manhã de domingo e a segunda-feira. Esse grande volume de chuvas causou diversos transtornos, com alagamentos em 160 pontos da capital paulista. O Corpo de Bombeiros recebeu mais de mil chamados de pessoas ilhadas pelas enchentes ou afetadas por deslizamentos de terra.

Na medição do Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo, a segunda-feira foi o dia mais chuvoso da série histórica, com medições desde 1995. Choveu na cidade 92,4 milímetros até a meia-noite de ontem. Antes, o dia mais chuvoso tinha sido 1º de outubro de 2001, com 87,1.