Coronavírus: com duas suspeitas descartadas, RS registra apenas uma paciente em observação

Brasil soma mantém sete pessoas que viajaram à China sob monitoramento

coronavírus
Foto: Pixabay

A Secretaria Estadual da Saúde divulgou, nesta segunda-feira, que mais dois casos suspeitos de coronavírus foram descartados no Rio Grande do Sul. As análises realizadas pela Fiocruz, no Rio de Janeiro, deram negativas para uma criança residente da China, atendida em Morro Reuter e para um homem, residente de Canoas, com histórico de viagem ao país asiático. Assim, permanece em observação apenas uma mulher, de 56 anos, moradora de Porto Alegre, que visitou a China recentemente. Segundo o governo estadual, ela mantém o tratamento em isolamento domiciliar, com quadro clínico considerado leve.

Segundo o boletim mais recente do Ministério da Saúde, divulgado na tarde de hoje, o Brasil soma sete casos suspeitos em monitoramento, todos envolvendo pessoas que apresentaram sintomas respiratórios depois de viajarem à China. São Paulo é o estado que concentra o maior número, com três pacientes em observação. Os demais foram notificados pelo Paraná, Rio de Janeiro, Minhas Gerais e Rio Grande do Sul. Até o momento, não há casos confirmados no Brasil. Ao todo, desde o início do monitoramento, o Ministério da Saúde já descartou 32 suspeitas de coronavírus.

No balanço global, passa de 900 o número de mortos pelo vírus, com quase todos os casos concentrados na China. O número supera o balanço global da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), que matou 774 pessoas, entre 2002 e 2003, em todo o mundo.