Aviões de brasileiros repatriados deixam China às 17h

Grupo de 34 passageiros passarão por período de isolamento no Brasil

Repatriados serão isolados em base militar durante 18 dias | Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil / CP Memória

O grupo de brasileiros e estrangeiros que virá ao Brasil já está no aeroporto de Wuhan, na China. O embarque está previsto para 17h (de Brasília) rumo a Anápolis, onde os 34 passageiros, mais médicos e tripulação, ficarão isolados por 18 dias. A informação foi passada à reportagem por familiares dos passageiros.

O grupo pediu ao governo brasileiro para deixar a cidade chinesa, epicentro dos contágios do coronavírus no fim de semana passado, em um vídeo publicado no Youtube. Antes do embarque, o grupo de brasileiros precisa cumprir duas regras estabelecidas pelo governo chinês. Só embarcam as pessoas que provarem estar com a documentação regularizada e as que tiverem resultado negativo para o coronavírus.

Essa segunda exigência deixou os brasileiros assustados com a possibilidade de terem que fazer o teste nos hospitais de Wuhan, pelos quais passaram vários infectados. Procurado, o Ministério da Defesa afirmou que não tem “confirmação oficial” sobre o horário do voo. Na quinta-feira, a informação era de que as aeronaves deixariam a China ainda nesta sexta. Pelo horário local, no entanto, o embarque deve ocorrer às 4h da madrugada deste sábado.