Número de atingidos pela chuva em Minas passa de 55,7 mil

Total de cidades em estado de emergência subiu para 140, contra 137, ontem

Foto: Defesa Civil/MG

O número de atingidos pelas fortes chuvas em Minas Gerais subiu e passou de 55,7 mil. O dado aparece no balanço mais atualizado da Defesa Civil estadual, divulgado no início da noite de hoje. O número de mortos continua em 55.

Foram contabilizados 45,3 mil desalojados e 8,3 mil desabrigados até o momento. Em cidades do interior vive a maioria dos desalojados (36,8 mil) e desabrigados (6,6 mil), enquanto os demais residem na região metropolitana de Belo Horizonte.

O número de feridos no balanço hoje subiu para 68, acima dos 65 de ontem. Uma pessoa ainda está desaparecida, sendo procurada por equipes de resgate na cidade de Conselheiro Lafaiete, a 100 quilômetros de Belo Horizonte.

As fortes chuvas tiveram início na semana passada. Em Belo Horizonte, o volume de chuvas é o maior já registrado na história. Além da região metropolitana da Capital, os temporais também vêm castigando o leste mineiro.

O número de cidades em estado de emergência subiu para 140, contra 137, ontem. Destes, 101 tiveram a condição reconhecida pelo governo federal. Cinco municípios seguem em calamidade pública: Orizânia, Ibirité, Catas Altas, Taparuba e Muriaé.

Verba anunciada

Hoje, o governo federal editou medida provisória abrindo crédito especial no valor de R$ 892 milhões, a ser destinado ao apoio a cidades castigadas pelas chuvas em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. O anúncio ocorreu em Belo Horizonte, onde o presidente Jair Bolsonaro se reuniu com o governador do estado, Romeu Zema.

O Ministério do Desenvolvimento Regional informou que R$ 7,7 milhões serão repassados à capital mineira para auxiliar no trabalho de mitigação dos efeitos das chuvas, restabelecimento de serviços públicos essenciais e apoio às vítimas. Parte dos recursos vai ser destinada à recuperação de vias, como a avenida Tereza Cristina, bastante afetada pelo excesso de chuva.