Sobe para 132 número de mortes atribuídas ao coronavírus na China

Primeiros casos de transmissão fora da China fazem aumentar o temor de epidemia global

coronavírus
Foto: Pixabay

A Comissão Nacional de Saúde da China confirmou nessa terça-feira que o número de mortos pelo coronavírus subiu de 106 para 132. O total de infectados também subiu, para 5.974 pacientes, além dos 59 que adoeceram em outros países.

Dos 132 óbitos, 126 se registraram na província de Hubei, onde fica a cidade de Wuhan, considerada o epicentro da contaminação.

Com o surto, muitos países correm para retirar os cidadãos do território chinês antes que mais cidades sejam fechadas pelo governo.

Além da China, 14 países registraram casos da doença: Austrália, Cingapura, Estados Unidos, Japão, Malásia, Coréia do Sul, França, Vietnã, Camboja, Canadá, Alemanha, Nepal, Tailândia e Sri Lanka.

Primeiros casos de transmissão fora da China

Na segunda-feira, a Alemanha confirmou o primeiro caso de coronavírus contraído no país. É a primeira transmissão de pessoa para pessoa fora da Ásia. O infectado é um homem de 33 anos, da região de Starnberg, na Baviera. Funcionário da multinacional alemã Webasto, com sede em Stockdorf, escritórios na China e uma grande fábrica na região de Wuhan, ele participou, em 21 de janeiro, de um treinamento dado por uma colega chinesa, que havia chegado à Alemanha no dia 19. Sem sintomas, a mulher começou a se sentir mal apenas na viagem de volta. A funcionária chinesa vive em Xangai, mas os pais residem na região de Wuhan, e a haviam visitado recentemente. Após retornar à China em 23 de janeiro, ela recebeu tratamento médico e teve a infecção diagnosticada.

Já o Ministério da Saúde do Japão informou que um homem de 60 anos, da província de Nara, contraiu o vírus ao dirigir para turistas de Wuhan, duas vezes, em janeiro.

Até então, fora da China havia registro de apenas uma transmissão de pessoa para pessoa, no Vietnã. O registro de casos no Japão e na Alemanha aumenta o risco de um surto global.