Homologado primeiro pedido de emergência em razão da estiagem no RS

Já chega a 81 o número de cidades gaúchas que recorreram ao decreto

Foto: FecoAgro RS / Divulgação

Subiu de 76 para 81 o número de cidades gaúchas que decretaram situação de emergência em função da estiagem no Rio Grande do Sul. Um dos municípios, Chuvisca, na Costa Doce, já teve o pedido homologado pela União. Os demais seguem no aguardo e no encaminhamento da documentação. Entraram para a relação os municípios de Montauri, Marau, Vanini, Guabiju e Doutor Ricardo. Outras 11 prefeituras relataram danos pela falta de chuva mas ainda não emitiram decreto.

Por região, as mais afetadas até o momento foram o Vale do Rio Pardo (15 cidades), Centro-Serra (15), Central (12) e Costa Doce (10). O governo estadual ressalta que os registros de emergência devem se dar por falta de água para consumo humano e prejuízos a pequenos agricultores, que tiveram a subsistência ameaçada. Uma vez decretada a situação de emergência, o prazo é de 20 dias para a cidade concluir o processo com o envio da documentação. Uma das possibilidades, ainda, é de que o governo estadual emita um decreto de emergência coletivo afim de agilizar o socorro.

A Defesa Civil Estadual também distribuiu reservatórios móveis para as comunidades mais afetadas – 23, até o momento. Foram emprestadas 36 unidades de Viniliq Pipa (reservatório de água móvel), com capacidade de 4,5 mil litros cada.