Sete anos após incêndio, Mourão reinaugura base brasileira de pesquisas na Antártida

Nova estrutura abrange 17 laboratórios, que abrigarão projetos de pesquisa e experimentos de diferentes setores do conhecimento

Foto: Reprodução/TV Brasil

O vice-presidente da República Hamilton Mourão reinaugurou, nessa quarta-feira, a base brasileira de pesquisas na Antártica. Batizada de Estação Antártica Comandante Ferraz, a estrutura fica localizada na Ilha Rei Jorge, na Baía do Almirantado. As reformas, concluídas sete anos após um incêndio, custaram US$ 100 milhões. A cerimônia, inicialmente prevista para terça, teve de ser adiada em um dia, em função do mau tempo.

A nova estrutura abrange 17 laboratórios, que abrigarão projetos de pesquisa e experimentos de diferentes setores do conhecimento. O lançamento de um balão meteorológico marcou o reinício das atividades. Os dados coletados vão ser aproveitados para a análise da dinâmica atmosférica do local e as interações com a América do Sul.

Mourão destacou o papel da nova base para o desenvolvimento científico e para aspectos diversos, como a melhoria das atividades de previsão do tempo para o Brasil e a América do Sul.

O comandante da Marinha do Brasil, Ilques Barbosa, ressaltou a importância da presença brasileira por meio da reconstrução da base tanto para experiências científicas quanto para participar da governança da região.

Histórico

A Estação Comandante Ferraz existe desde 1984. Recebeu ampliações em anos seguintes, como em 1985, e passou a ser ocupada durante todo o ano. Em 2012, um incêndio de grandes proporções matou dois militares e destruiu 70% das instalações.