Treinamento em Porto Alegre capacita sobre novo Sistema do Mapa

Foto: Divulgação

Quase 40 fiscais estaduais agropecuários participam até amanhã de um treinamento em Porto Alegre. O objetivo é capacitar os servidores para a utilização do Sisbravet, ferramenta lançada pelo Ministério da Agricultura para agilizar as notificações de suspeitas de enfermidades e melhorar a troca de informações entre as diferentes esferas do Serviço Veterinário Oficial.

O Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergência Veterinária substitui o sistema vigente, feito em papel, enviado ao nível central e que precisa ser redigitado no antigo sistema. Conforme o auditor fiscal federal agropecuário Edson Eckert Fauth, que ministrou o curso aos servidores do estado, o Sisbravet auxilia o gerenciamento da informação e torna o fluxo de dados mais rápido dentro dos órgãos. “O produtor também vai ter mais facilidade para notificar, através da página do sistema”, explica Fauth. Depois de notificar, o produtor (ou quem fizer a notificação) também poderá acompanhar o andamento da notificação e saber como está a situação em seu município.

Francisco Nunes Lopes, chefe da Divisão de Controle de Informações Sanitárias da Secretaria Estadual da Agricultura do Rio Grande do Sul explica que os fiscais que participam do treinamento foram selecionados com base no número de notificações recebidas em cada região. Segundo ele, “a notificação é primordial para o SVO pois não há condições de estar em todos locais ao mesmo tempo. Já os produtores que testemunham algum sintoma de doença ou sinal clinico diferente nos animais pode fazer com que esse atendimento seja mais rápido e chegue a tempo”, afirma.

O Sisbravet pode ser acessado através do link abaixo.

http://sistemasweb.agricultura.gov.br/sisbravet/manterNotificacao!abrirFormInternet.action

O Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal alocou recursos para a realização do treinamento em Porto Alegre. Conforme o presidente Rogério Kerber, agilizar o atendimento de suspeitas é importante para que, em caso de confirmação de alguma enfermidade, sejam tomadas medidas de controle com rapidez e segurança.