Obra de requalificação da Usina Gasômetro tem início nesta sexta-feira

Estimativa de conclusão é de 14 meses, quando o local será reaberto ao público

Empresa de Curitiba vence licitação para obra de revitalização do Gasômetro, na Capital
Foto: Brayan Martins/PMPA

A obra de requalificação do Centro Cultural Usina do Gasômetro terá início nesta sexta-feira. O projeto integra a remodelação da Orla do Guaíba, e a estimativa de conclusão é de 14 meses, quando o local será reaberto ao público. A revitalização será a maior intervenção realizadas nos mais de 90 anos do prédio que é um dos mais importantes cartões postais da Capital.

O contrato com o consórcio Rac/Arquibrasil foi assinado no final do mês de novembro do ano passado. Fechada desde novembro de 2017, a Usina vai passar por obras de recuperação, qualificação e modernização. Os investimentos, estimados em R$ 12,5 milhões, são oriundos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e de recursos próprios da prefeitura.

O diretor da Usina, Mauro Ochman, espera que, com o início da reforma uma entrega parcial seja realizada até outubro deste ano. “Estamos trabalhando para que, até outubro deste ano, possamos inaugurar o teatro e o cinema. As demais obras continuarão. Mas a gente quer inaugurar o teatro e a sala Paulo Gastal”, afirma.

Com a reforma, os espaços ganharão equipamentos modernos, mas manterão a essência de exibição de espetáculos experimentais. A ideia é que a Usina tenha operações comerciais e, desta forma, se torne financeiramente sustentável. Para maior segurança, está planejada a modernização da infraestrutura do prédio. O cinema, por exemplo, vai sair do terceiro andar e ir para o térreo (embaixo do teatro). Duas novas escadas, uma voltada para os trilhos do aeromóvel e outra para acesso ao terraço, reforçarão a independência dessa área.