Quase cinco anos depois de serem adquiridos, os 15 veículos novos com ar condicionado da Trensurb ainda não circularam pela região Metropolitana de Porto Alegre ao mesmo tempo. Atualmente, parte da frota de veículos funciona em horários intercalados e, segundo a assessoria de comunicação da Trensurb, nessa quinta-feira havia apenas sete operando, em dia de intenso calor.
Em março de 2015, a empresa recebeu o último trem, adquirido em consórcio com a FrotaPoa. A estimativa inicial era ver todos em pleno funcionamento, em poucos meses.
De acordo com a empresa, “manutenções periódicas e avarias” impediram a frota de operar na integralidade. Alguns vagões precisaram de substituição de válvulas de nivelamento e outros tiveram problemas no suporte de vela. Segundo a assessoria, os reparos vêm sendo feitos pelo consórcio fornecedor e devem estar concluídos entre o final de janeiro e começo de fevereiro.
Ainda segundo informações da assessoria, três dos 15 trens hoje parados voltarão a circular já a partir da próxima semana.
Com temperaturas variando entre 37°C e 40°C no Rio Grande do Sul, a falta de trens com ar condicionado causa desconforto. A estudante Gabriela Oliveira, de 33 anos, utiliza o transporte metroferroviário todos os dias para ir e voltar do cursinho. Ela relata que, raramente, consegue utilizar os trens novos, a não ser que espere por eles.
Atualmente, a tarifa da Trensurb é de R$ 4,20. O valor da passagem passou por um reajustes de quase R$ 1 em menos de um ano. Em 2018 ela já havia subido de R$ 1,70 para R$ 3,30 após dez anos sem sofrer alterações.