RS registra menor número de homicídios da década em 2019

Levando em conta homicídios, latrocínios e feminicídios, governo estima 603 vidas salvas na comparação com o ano anterior

Governo apresentou dados da segurança pública nesta quinta-feira | Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Mantendo a tendência dos últimos meses, o Rio Grande do Sul fechou 2019 com índices positivos na área da segurança. O ano passado fechou com 1.793 homicídios, o menor número da década. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), considerando homicídios, latrocínios e feminicídios, 603 vidas foram salvas na comparação com o ano passado. Veja:

Os dados foram apresentados nesta quinta-feira, no Palácio Piratini. Desde 2011 o número de homicídios não era inferior a 2 mil. Em 2018, as autoridades contabilizaram 2.362 mortes violentas em cidades gaúchas.

O governo exaltou a taxa do homicídios como a menor da década. O índice é calculado levando em consideração o número de vítimas e a estimativa da população. Nessa conta, 2019 fechou com uma taxa de homicídios de 15,8 a cada 100 mil habitantes – mantendo uma tendência de queda desde o pico da década, em 2017, quando a taxa chegou a 26,1. Os números marcaram um retorno ao patamar inferior a 20%, algo que não ocorria desde 2013. Veja a tabela:

“Apesar das dificuldades vamos ampliar os recursos próprios para 2020 na área da segurança, pois sabemos que a segurança está amparada no tripé inteligência, integração e investimentos”, afirmou o governador Eduardo Leite, presente à entrevista coletiva. “Tivemos um 2019 melhor com relação à segurança. Agora, para 2020 vamos trabalhar dobrado para manter os bons indicadores.”

Na avaliação do governo, o principal fator para a queda é o programa RS Seguro, que a partir de estudo técnico, centrou o combate ao crime nos 18 municípios com os maiores índices de violência. Dos 569 homicídios a menos registrados em 2019, 503 foram contabilizados nessas cidades.

Porto Alegre contribuiu para a queda no índice. A Capital registrou 318 homicídios ao longo do ano passado – o menor número desde 2010 – e 82 casos a menos que o ano anterior, o que representa uma queda de 19,8%. A cidade, no entanto, teve alta nos homicídios de novembro para dezembro, passando de 19 para 39. Veja:

Além dos homicídios, ocorrências como latrocínio, furto e roubo de veículos também caíram. Consulte:

*Com informações do repórter Lucas Rivas, da Rádio Guaíba