O Carnaval de Rua de 2020 em Porto Alegre ocorre de 1° de fevereiro a 8 de março. Diferente do que aconteceu em anos anteriores, a programação se estende aos quatro dias do feriado prolongado, de 22 a 25 de fevereiro. Para a medida, a Prefeitura acatou recomendação do Ministério Público.
A organização do Carnaval também aceitou pedido do MP e da Brigada Militar para que não ocorram eventos no miolo da Cidade Baixa. O percurso, na região, deve começar na Praça Garibaldi e seguir ao longo da avenida Aureliano de Figueiredo Pinto. Para o bairro, serão aceitos apenas blocos que comprovarem origem e tradição.
“Chegou-se ao consenso de que como estava não dava mais. A comunidade reclamava, os comerciantes reclamavam. Se nós podemos minimizar essa questão, esse ano vai ser feito assim”, explicou o secretário de Cultura de Porto Alegre, Giovani Tubino.
O circuito no Centro Histórico deve acontecer nos locais que forem de interesse de daca bloco, com a aprovação prévia da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Além disso, outras 12 regiões descentralizadas receberão eventos comunitários de Carnaval.
Ajuda de custo maior
A ajuda de custo para os 27 blocos que se credenciaram, até terça passada, em um edital separado, sobe de R$ 500, no ano passado, para R$ 3 mil, este ano. O valor vai ser pago pela empresa que vencer a concorrência para organizar os desfiles.
Esse segundo edital teve os detalhes publicados ontem em edição extra no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). Entre as exigências, está oferecer banheiros químicos, sinalização para bloqueio de trânsito, UTIs móveis e plano de proteção de áreas verdes, monumentos e parques. A contrapartida está na exploração publicitária de cada evento.
No ano passado, segundo a Prefeitura, 260 mil foliões participaram dos eventos de rua. Há expectativa de que a edição de 2020 conte com um público ainda maior, já que o número de locais para desfiles centralizados passou de 8 para 12.